terça-feira, 27 de junho de 2017

A História do Metro que virou Centímetro, em Conservatória - RJ



   



Publicado em 18/07/2013.

A História do Metro que virou Centímetro, em Conservatória - Rio de Janeiro. 

Por Victor Santos. 

Os Estúdios Metro-Goldwin-Meyer – mais conhecidos pela sigla MGM – tinham as suas próprias salas de cinema e se popularizaram no cenário da sétima arte no Brasil. Os Cinemas Metro eram considerados as melhores salas de projeção do país e tinham a fama do ar condicionado perfeito além de muito conforto e requinte. Eram três delas na cidade do Rio de Janeiro: Metro Passeio (1936), Metro Copacabana (1941) e Metro Tijuca (1941). E este último tem um capítulo especial na história do Sr. Ivo Raposo. Um cinéfilo que começou a trabalhar como operador de sala de projeção aos 13 anos num cinema próximo ao Metro Tijuca, frequentou este cinema que ficava na Praça Sans Peña durante anos até que, em 1976, a majestosa e confortável sala de projeção para 1.800 pessoas fechou as portas. Era impossível competir com as novas e tecnológicas salas de projeção e o glamour de uma era de suntuosos cinemas ficou na lembrança dos antigos frequentadores, mas para o Sr. Ivo era pouco. Era preciso manter viva essa lembrança.

E já como servidor público foi, durante anos, atrás das antigas peças do Metro Tijuca. Foi adquirindo um peça aqui e outra acolá, lustres, móveis, tapetes até conseguir montar o seu próprio cine Metro. Ou melhor: Cine Centímetro, já que é uma réplica perfeita, mas reduzida para 60 espectadores, da famosa sala. O cinema é um charme inclusive com bilheteria e carrinho de pipoca originais. Tudo é original, inclusive a incrível iniciativa desse herói que não permitiu que esse importante capítulo cultural ficasse esquecido.

O Cine Centímetro fica no quintal da casa do Sr. Ivo na bela cidade de Conservatória – a famosa capital da seresta que fica a 150Km do Rio de Janeiro – e exibe trechos de projeções e trailers da época para os espectadores.

É preciso agendar as visitas que duram aproximadamente 50 minutos. Sempre aos sábados às 19hs.

Cine Centímetro – Rua José Ferreira Borges, 205 – Parque Veneza – Conservatória/RJ. Agendamento pelos telefones: (24) 2438-1815 / (21) 2235-2543 / (21) 9997-6223. E-mail: ivorapososter@gmail.com.

Um passeio cultural diferente, atraente e fascinante.

Texto e imagens reproduzidos do site: onossograndequintal.com

Nenhum comentário: