sábado, 11 de abril de 2009

Cinema IMAX



Foi inaugurado recentemente em São Paulo, o primeiro cinema IMAX do Brasil. É um cinema com tela gigante, que também exibe filmes em formato 3-D (terceira dimensão) e digital. A película do IMAX é de bitola (largura) de 70mm., ou seja, duas vezes o tamanho das usadas nos cinemas comuns, que é de 35mm., cuja película é projetada na vertical (fotogramas correndo em pé). Já no IMAX é projetada na horizontal, o filme (fotogramas) corre deitado no projetor, igual como no antigo Vistavision em 35mm., que nem chegou a ser implantado no Brasil. O IMAX é o que há de mais moderno em tecnologia em salas de cinema. Desde o final da década de 50 - quando chegou o Cinerama, que, por custo e dificuldades tecnológicas, não foi muito difundido - o que não aconteceu com a inovação que o antecedeu, o Cinemascope, modernidade, que permanece até os dias de hoje, com alguns poucos aperfeiçoamentos na técnica de filmar e de lentes, na técnica de projetar - que até então, não se via algo verdadeiramente inovador na área de projeção de filmes. Alguns cinemas no Brasil, na década de 60, com bitolas de 70mm. (projeção comum, ou seja, com película na vertical), quando, em suas fachadas, anunciavam projeção em Cinerama, mas, na verdade, não era. Esse tipo de projeção – Cinerama - é feita com três projetores de 35mm., que projetam, simultâneamente, três imagens individuais que se complementam em enorme tela retangular e côncava. Como se vê, trata-se de um processo complicado em sua sincronização e de um custo de filmagem muito alto. Até hoje, existe nos Estados Unidos, cinemas em formatos de Cinerama, que exibem clássicos épicos das décadas de 50/70. O espectador mais atento podia ver a marca, quase imperceptível, da junção das imagens na tela. Já o IMAX é usado somente um projetor, com imagens de grande definição e nitidez, sendo um sucesso em todo mundo, que enfim chega ao Brasil. Que venha logo um para minha cidade, Aracaju.





Armando Maynard

8 comentários:

Daniel Savio disse...

Interessante, sendo que nunca fui num cinema 3D.

Fique com Deus, menino Armando.
Um abraço.

ARMANDO MAYNARD disse...

CINEMA IMAX diferente de tudo o que você já viu, o primeiro cinema IMAX do Brasil.
O que é IMAX?
É a mais moderna experiência cinematográfica do mundo - The IMAX Experience. Com imagens mais claras e brilhantes e som surround, o espectador é envolvido pelo filme. A tela, com 14 m de altura e 21m de largura, equivale a um edifício de cinco andares e permite uma visão geral do filme, de qualquer lugar da platéia.
Aqui, o espectador poderá ver, em 2D e 3D, uma programação diferenciada, que inclui grandes sucessos de Hollywood e documentários exclusivos IMAX.
IMAX 3D
O IMAX 3D é uma projeção em 3D mais realista do que a comum, que coloca o espectador dentro do filme. A sensação de imersão é única no IMAX em função do tamanho, formato e posicionamento da tela, que criam a ilusão de que os limites da tela desapareceram. Assim, as imagens IMAX 3D parecem de um tamanho natural e mais perto do público, pulando da tela para o colo do espectador.
Unibanco IMAX fica no Espaço Unibanco de Cinema do Shopping Bourbon Pompéia em São Paulo.

ARMANDO MAYNARD disse...

Mais ainformações sobre IMAX:
Desenvolvido originalmente pela Imax Corporation em 1970, este formato utiliza a película de 70mm, atravessando horizontalmente o projector, pelo que a largura do filme é igual à altura do fotograma. Nos restantes grandes formatos como nos formatos convencionais, o filme atravessa o projector verticalmente, pelo que a largura do filme corresponde à largura do fotograma.
Cada fotograma tem 15 perfurações de largura, isto é 15/70. A área do fotograma é de cerca de 52mm de altura por 70mm largura.
O fotograma 15/70 é quase nove vezes maior do que o fotograma convencional de 35mm (ver em baixo) utilizado nos cinemas normais. E é quase o dobro do formato 8/70.
Apesar da Imax Corp. possuir desde sempre o exclusivo do fabrico de projectores e cameras de 15/70, outros fabricantes produzem hoje também sistemas 15/70 compatíveis.

Airton disse...

opa
legal soh nao podemos eskecer o cinema tradicional hehehhe

da uma passada no blog

http://publicandobr.blogspot.com/

Airton disse...

http://publicandobr.blogspot.com/2009/04/comeca-hoje-o-ranking-top-movies.html

acompanhe os 20 melhores filmes no meu blog...ateh segunda termino a lista

quinta eu boto mais 5 sabado mais 5 e assim vai hehe

Gabriela Angeli disse...

Armando, de onde vem toda essa paixão por cinema?

Beijos, Gabi.

PS: sinta-se abraçado também! = )

Airton disse...

eaee
a lista continua la nu blog hehe

http://publicandobr.blogspot.com/2009/04/top-movies-publicando-parte-2.html

Marco disse...

Caro Armando,
Lembro de um cinema aqui do Rio que exibia filmes em 70mm, o Metro Boavista, infelizmente já falecido. Quando vi A Conquista do Oeste, achei que estava lá, nas pradarias norte-americanas... Entrava bisão por um lado da tela e atravessava a sala toda para sair pelo outro canto!
Muito bom este seu post. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.