quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ter filmes em casa

Pilha de fitas VHS para gravar o que passava na TV

Publicado originalmente no site Adoro Cinema, em 19/04/2015

0 sinais que você está ficando velho

É, a idade chega também para os cinéfilos!

Ter filmes em casa

Por Francisco Russo

Bem antigamente, não havia como ter um filme em casa (só se você tivesse os rolos de filmes para passar em algum projetor, o que era bem complicado). Você via o filme no cinema e, anos depois, tinha a chance de assisti-lo na televisão. Depois disso, só torcendo por uma reprise.

Em 1976, surgiu o revolucionário VHS, onde era possível gravar até 6 horas do que era exibido na TV. Nascia então o mercado de home video e também as locadoras (falaremos delas mais adiante). A explosão veio mesmo foi com o DVD, cuja qualidade e capacidade de armazenamento era muito superior. O Blu-Ray foi o passo seguinte, mas (ainda) não estourou. A moda agora é o VOD, video on demand, onde se pode assistir o filme online ou através de alguma plataforma (Netflix, Telecine Play, etc).

Ou seja, se você ou seu pai ainda tem em casa aquela velha fita VHS, daquele filme que adorava, isto é um sério indício da sua idade. Mas se a sua coleção é em DVD não fique muito alegre, pois, no ritmo que anda o digital, há quem diga que estes dias também estejam contados. Mas será mesmo? Vale lembrar que o LP, aquela bolacha preta usada em toca-discos, não só continua vendendo bem (na realidade atual) como, ainda por acima, virou produto vintage!

Texto e imagem reproduzidos do site: adorocinema.com

Nenhum comentário: