segunda-feira, 25 de março de 2019

Um caso de amor com o cinema

Foto: Rogério Bordignon

Publicado originalmente no site A Comarca Net 26 de agosto de 2018

Um caso de amor com o cinema

Cine Teatro Matão completa 15 anos? abriu suas portas no dia 27 de agosto de 2003

Postado por Ingrid Alves

Há tempos presto atenção na dedicação do casal Valéria Pereira da Silva Tadiotti e Antonio Carlos Tadiotti ao Cine Teatro Matão. Não foram poucas as vezes que observei a atuação deles junto às pessoas que buscam cultura e entretenimento naquele lugar. Ela geralmente está na bilheteria, recebendo a todos muito bem.

Já vi Antonio Carlos recebendo os ingressos. Algumas vezes, observei-o com vassoura e pazinha nas mãos, coletando pipocas e outras coisas que caem no piso das salas. Também já tive o prazer de tê-los ao lado ou por perto para partilharmos alguns filmes. ‘Vira e mexe’, um dos filhos deles, Alexandre, também está lá para ajudar.

Valéria e Antonio Carlos abriram as portas do Cine Teatro Matão no dia 27 de agosto de 2003. No dia seguinte, o primeiro espetáculo coube a Plínio Metrópolo (órgão) e três violinistas da Orquestra Sinfônica da USP. ‘A Liga Extraordinária’, com Sean Connery, foi o primeiro filme exibido no dia 12 de setembro, na Sala 1 (312 lugares). A Sala 2 (137 lugares) foi inaugurada no dia 25 de dezembro de 2008 com o filme ‘Bee Movie’.

No dia 16 de dezembro de 2010 foi apresentada a première do filme ‘Aparecida, o milagre’, recebendo padres, diáconos, seminaristas e religiosos em ‘Cabine Especial’. O lançamento nacional do longa-metragem – distribuído pela Paramount Pictures – aconteceu no dia seguinte, 17 de dezembro, em salas selecionadas, sendo o Cine Teatro Matão um dos escolhidos.

No dia 18 de fevereiro de 2011 foi inaugurado o sistema cinematográfico digital em terceira dimensão (3D), pioneiro na região, sendo que as salas mais próximas que contavam com o 3D estavam em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A projeção em terceira dimensão foi inaugurada com a exibição de oito traillers para convidados, em pré-estreia.

Foram exibidos traillers de filmes lançados em 2011: ‘Kung Fu Panda 2’, ‘Rio’, ‘Animais unidos jamais serão vencidos’, ‘Zé Colmeia’, ‘Justin Bieber’, ‘Santuário’, ‘Thor’ e ‘Transformers’. No mesmo dia 18, houve exibição dos filmes ‘Zé Colmeia’ e ‘Santuário’. No dia 25 de fevereiro de 2011, o Cine Teatro Matão integrou o lançamento nacional do filme ‘Justin Bieber’.

Na ocasião, o Cine Teatro Matão adquiriu um produto belga de marca ‘Barco 2K’, modelo dos mais modernos, ideal para as dimensões da Sala 1, como também som Dolby Digital compatível com o sistema 3D e óculos da marca Dolby. Outro incremento fundamental foi a troca da tela, especial para projeção em 3D. O sistema da Sala 1 foi para a Sala 2, que contaria depois com o sistema 3D.

No dia 6 de junho de 2015 foi exibida, ao vivo, a final da Uefa Champions League entre Barcelona (Espanha) e Juventus (Itália) – vitória do Barcelona por 3x1. Transmitidas via satélite pela parceria da ESPN com a Cinelive para as melhores salas de cinema do país, as imagens contaram com qualidade HD. A renda líquida obtida na sessão foi destinada totalmente para a Apae de Matão.

No dia 13 de julho de 2014, convidados assistiram a final da Copa do Mundo de 2014. O jogo Alemanha 1x0 Argentina – decidido na prorrogação – foi transmitido por sistema de distribuição digital via satélite, instalado pela Cinelive. O sistema permite exibir múltiplos conteúdos ao vivo, de qualquer parte do planeta. Tecnologia idêntica a esta somente existia em salas de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Bauru.

O gerente executivo da Cinelive, Lauro Diniz, comemorou o início das atividades desta empresa no Cine Teatro Matão, fato que ratificou a idoneidade e seriedade da casa, pois cada vez mais exibidores nacionais aderiam ao sistema da Cinelive, presente em raras cidades naquele momento, o que abria perspectivas para a distribuição de filmes via satélite. Sobre os 15 anos do Cine Teatro Matão, A Comarca entrevistou Valéria.

O Cine Teatro Matão faz aniversário na mesma data em que nossa cidade.

Sim. No próximo dia 27 de agosto, além de comemorarmos os 120 anos de Matão, também celebraremos os 15 anos do Cine Teatro Matão. Ao fazer uma reflexão sobre esta data tão importante para mim, não poderia deixar de mencionar, em primeiro lugar, que o nosso cinema continua seguindo a evolução tecnológica tão necessária para continuar com a mesma qualidade dos cinemas dos grandes centros.

Fale sobre sua experiência de oferecer um cinema para Matão e região.

Coisas acontecem porque têm que acontecer. Ficamos felizes em oferecer um cinema com salas amplas e confortáveis, dispondo excelente qualidade e os efeitos de um sistema 3D. Nos sentimos felizes por isso! O cinema influencia na cidadania das pessoas, pois é um mundo à parte, uma forma de poder viajar, conhecer lugares, modos de pensar e agir, culturas diferentes, outras emoções. Não há lugar como o cinema! Como o cinema me toca o coração! Sempre que tenho um amigo em ‘maus lençóis’, digo: ‘Vá ao Cinema’. Considero que o cinema tem um poder quase místico, de ritual mesmo, um poder de renovar nossa vida. É esse poder que a sala escura teve na minha vida. Ir ao cinema é uma experiência ainda mais reveladora. O filme é como se fosse um sonho! Você passa a existir um pouco daquele jeito A arte cinematográfica – como as outras artes – toma as pessoas.

Quais os filmes que mais te tocaram?

Cito clássicos como ‘Cinema Paradiso’ (1988), ‘O circo’ (1928), ‘Dançando no escuro’ (2000), ‘Os deuses não estão mortos’ (1970), ‘Titanic’ (1997) e ‘A vida é bela’ (1997). Outros são ‘Retratos da vida’ (1981), ‘Meia noite em Paris’ (2011), ‘As aventuras de Pi’ (2012), ‘O franco atirador’ (1978) e ‘A árvore da vida’(2011).

Quais foram as maiores bilheterias do Cine Teatro Matão?

Foram ‘Vingadores - Guerra Infinita’, ‘Cinquenta tons mais escuros’, ‘Capitão América’, ‘Velozes e Furiosos 8’, ‘Meu Malvado Favorito’, ‘Era do Gelo’, ‘Frozen’, ‘Homem Aranha’, ‘Anabelle’, ‘It-A Coisa’, ‘Os Incríveis’ e ‘Hotel Transilvânia’.

Há colaboradores que integram a equipe do Cine Teatro desde a inauguração.

Desde a inauguração estão conosco Carlos Umberto Ferraz Melges e Márcia Aparecida Mesa da Silva. Heitor Luiz Pinotti estava conosco desde a inauguração, mas saiu recentemente devido a sua aposentadoria. Lucimara Maria Menezes, integrante da equipe desde 2006, saiu recentemente para trabalhar com o marido, Wendel Campi. Além de Márcia e Carlos, atualmente a equipe também conta com Maria Luzineide de Lacerda, Mayara Benetti, Denilson Ravagnani, Diogo da Silva Castro e Cecília Aparecida Baldi Bocaletti. Hoje, estamos totalmente informatizados, inclusive com uma cabine no foyer para comandar as Salas de Projeções 1 e 2, sem a necessidade de um projecionista, profissão extinta, substituída pelo técnico de Informática. Agradecemos muito às pessoas que integram nossa equipe e colaboram com o Cine Teatro Matão. Muito obrigado também a quem já fez parte desta equipe.

Fonte: Rogério Bordignon

Texto e imagem reproduzidos do site: acomarcanet.com.br

Nenhum comentário: