terça-feira, 30 de outubro de 2018

Sucateiro que fez da sucata... Um Cinema

Foto: André Lorenz Michiles

Publicado originalmente no blog ceuvagemichiles, em 24 de dezembro de 2016 

Sucateiro que fez da sucata... Um Cinema 

José Luiz Zagati, morreu neste ano 2016. Soube através de um obituário na FolhaSP. Um sucateiro apaixonado por cinema e que fez da sua casa uma sala de exibição de filmes em Taboão da Serra/SP.

Quando entrevistei (2013), o seu espaço encontrava-se em decadência. Mas, ele sempre entusiasta, mesmo assim já havia jogado a toalha, não havia grana. A família, era visível, queria que ele encerrasse de vez aquela "aventura", aquilo sangrou as economias da família, as filhas via o cinema como uma espécie de adversário. Neste sentido, creio, depois da sua morte, eles devem ter devolvido para a sucata, o patrimônio que Zagati construiu da mesma sucata.

Como escreveu José Luiz Vieira, um incansável pesquisador do cinema brasileiro: "Uma história, enfim, que se repete por todo o país (e pelo resto do mundo também), infelizmente. A gente fica impotente pois não tem como intervir (e nem pode e nem cabe) quando a família não tem posses, não tem sensibilidade e interesse por nada daquela ''velharia"...Triste mesmo. Volta e meia me vejo em situações mais ou menos parecidas. Daria para escrever um conto, um ensaio grande..." 

Texto e imagem reproduzidos do blog: ceuvagemichiles.blogspot.com

Nenhum comentário: