sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Cinema Literário - O Clube do Filme

David e Jesse, um pai e um filho apaixonados pela sétima arte.

Publicado originalmente no blog Cine Apartamento, em 9 de junho de 2015

Cinema Literário - O Clube do Filme

Caros cinéfilos, amantes da literatura, que eu sei! Que tal misturar duas paixões? Cinema e leitura, com uma dose de crise juvenil, sim, baita crise! Sem mais enchimento, eu não podia deixar de falar sobre” O Clube do Filme”, que no momento é um dos melhores livros que já li, sabe, aquela coisa que de tão simples se torna memorável. Então, resumo pra vocês!


Resumo - David Gilmour um crítico de cinema desempregado encontra problemas tanto financeiros como também com o filho Jesse, que acumula reprovações na escola mesmo sendo muito inteligente, e além disso não sabe o que vai fazer de sua vida. Diante de toda essa crise, David resolve dar uma atenção maior para o garoto e decide que ele não precisa mais ir para a escola, nem ajudar em casa, mas somente se ele assistir três filmes por semana, e após isso levantar discussões sobre cada longa. Após tantos Kubricks e Allens assistidos, David se vê em uma situação que pode salvar ele e seu filho. As discussões entre pai e filho sobre cada filme abrem espaço para assuntos diversos como mulheres, dor, amizade, trabalho e por aí vai.

Uma história aparentemente curta, trás sentimentos imensos que só quem ler vai sentir. David Gilmour conseguiu mostrar que o cinema é capaz de mudar vidas e mostrar o que há de melhor nelas. A relação entre pai e filho também é tratada como algo muito sincero, o que realmente acontece fora da ficção.

Alguns filmes fantásticos que foram citados no livro: A Doce Vida, Instinto Selvagem, Os Reis do Iê, Iê, Iê, O Iluminado, O Poderoso Chefão, Amores Expressos, O Bebê de Rosemary, Loucuras de Verão, Anjo do Mal, Apocalypse Now, Bonequinha de Luxo, Cantando na Chuva, O Grande Gatsby, Lolita, Manhattan, Nascido Para Matar, Picardias Estudantis, Psicose, Tubarão, Último Tango em Paris e muitos outros clássicos.

Texto e imagens reproduzidos do site: cineapartamento.wordpress.com

Nenhum comentário: